quinta-feira, 25 de março de 2010

CCAÇ 1419 - BISSAU - MANSOA - BISSORÁ . OLOSSATO - PONTE MAQUÉ - MANSABÁ



          

25de Março de 1966 








O SOLDADO ATIR. INFANT. ANTÓNIO DA SILVA PINHEIRO avançava devagar, de mãos levantadas segurando a G3 acima da cabeça, em tronco nu, (para se ver que era branco...), a sentinela no posto, junto da porta de armas estava vigilante, . . . "e como num filme, voltou ao princípio". . .O Alf. Rolando Stock havia desafiado os elementos da companhia para formar um grupo de combate  de voluntários. E vinte e sete homens disseram, presente! Submeteram - se a uma adicional e dura instrução especial, e o Pinheiro que se havia oferecido como voluntário, também fazia parte dos denominados Comandos Assassinos de Bissorá. Eram a elite da companhia.
E nessa sexta - feira 
25 de Março de 1966 pela 17,00 horas  quando regressavam extenuados de uma patrulha  de intervenção e reconhecimento, progredindo atentos com passada segura e devidamente distanciados, o "Barrabás" sentindo uma súbita "necessidade", resolveu  logo ali satisfazer a mesma, para isso arreou o cinto com as cartucheiras e granadas, e zás! Só que, azar dos azares,.......emboscada! A 5 Km do quartel, o inimigo à espreita e à distancia, só com armas ligeiras, atacava. (faziam esta acção amiúde para provocar e marcar terreno). . . Restolho de militares procurando abrigo e posição. Tiros IN de Costureirinha, Klasch e Simonov misturados com os insultos habituais..... abaixo o Salazar! ... ide p'ra vossa terra!..etc. Os rapazes responderam de pronto, com bom caudal de fogo, e retribuição de insultos. Foi rápido. O inimigo debandou e em continuo encetaram o regresso até à ponte para Barro que o PAIGC havia destruído. Na outra margem uma força e viaturas esperavam, para os transportar ao quartel. Bissorã era já ali.
Mal chegados ao quartel o "Barrabás" desolado deu falta do cinturão com as cartucheiras... « T'ás perdido.» Rosnou um camarada. « Vão levar - te a conselho de guerra » Atirou outro. «E quando o Alferes Mosca souber » Finalizou um camarada mais chegado. O nosso "Barrabás" estava mudo, verde, derrotado. Ouve -se uma voz; - vamos lá buscar essas malditas cartucheiras, os carregadores, tudo!.. Ouviram - se 6 vozes quase em uníssono, já com o Pinheiro incluído. 
O Barrabás, esse já tinha que chegasse,ficou.
Num repente, de Unimog, armados com armas ligeiras e cheios de coragem, mas com todos os cuidados pois o IN andava por ali!... chegaram à ponte destruída .Daí para frente é a pé que chegam rapidamente ao local da "necessidade" Surpresa!... Está tudo remexido e espalhado, as balas retiradas dos carregadores semeadas por todo lado. Intuitivamente apontaram as armas em volta, para um inimigo que não viam. Desconfiados, enquanto uns vigiavam, os restantes trocavam impressões;  - «Vamos  recolher o material » « Pode estar armadilhado » - «Parte -se um arbusto e faz -se uma vara » Deitados no chão inspeccionaram com cuidado os objectos. - «Uff  Que alivio, nada » Recolheram o material e há que regressar a "casa" que se faz tarde!..Nem duzentos metros andados ,outra vez uma saraivada de disparos de "costureirinha" e simonov e os mesmos insultos. Embora em numero reduzido os nosso heróis ripostaram com a valentia que lhes era reconhecida...- « Debandaram » Há que arrepiar caminho antes que venham outra vez.
Rapidamente retiraram para a ponte, onde do outro lado do rio esperava a viatura e o condutor. O Pinheiro fechava a retirada,  de arma em riste,  dedo no gatilho perscrutando a mata cerrada à  retaguarda, parecia a todo o momento ver vultos e sussurros de vozes, era tanto o empenho , que quando voltou a olhar para a frente,Nada !... Só árvores e um pequeno trilho,e ainda pior, uma bifurcação, "dois caminhos".Não deu para escolher, tomou o da esquerda e em marcha acelerada rodopiando de arma sempre em riste sentiu-se momentaneamente perdido e distante do objectivo. tudo ficou mais escuro; o coração pulava  a cabeça latejava e correu ,correu, até que esbarrou com o rio, e lá ao longe a ponte destruída e o Unimog que corria célere para o quartel. Animou. Meteu - se ao rio que atravessou. Tudo agora era mais claro, mas continuava a rodar de arma em riste. Já não havia sons estranhos no mato,o coração desacelerava - O quartel o arame farpado, o sentinela, e agora ali, - em tronco nu, arma atravessada, bem erguida sob a cabeça. Prova final. Entrar no quartel sem levar um tiro.
OS HERÓIS TAMBÉM TÊM MEDO 
fotos; espólio de António da Silva Pinheiro, autor do relato.

segunda-feira, 22 de março de 2010

CART. 3332 . GUINÉ 1970 - 1972 . RAP2 . BOLAMA . PICHE . NHACRA . DUGAL . FATIM . CHUGUÊ . CUMERÉ . RAL 1

08 DE NOVEMBRO DE  1970  RAP2  VILA NOVA DE GAIA. Com soldados oriundos de todas as províncias de Portugal, sendo a maioria do Douro Litoral e Minho.É formada a COMPANHIA DE ARTILHARIA 3332.
12 DEZ 70. 10,00 Horas - Cerimónia da despedida, com a entrega e bênção do Guião com a divisa " BRAVOS SEMPRE LEAIS ", na presença do representante de S/ EXA. O CMDT da Região Militar do Porto, entidades civis, oficiais, e, familiares dos soldados.
 
14 DEZ 70.  10,00 Horas - Cais do Conde de Óbidos. Realização da formatura do contingente, na presença do representante do Ministro do Exercito, que após a passagem da revista, saudou as forças em sentido, terminando com o desfile que de imediato deu lugar ao embarque no T/T Uíge. 12,30 Horas - Partida rumo à Guiné, para uma viagem bem enjoada, mas mesmo assim, com novas e surpreendentes realidades; peixes voadores, golfinhos, um mar muito agitado ali para os lados do Cabo Bojador,cinco filmes na coberta do Navio, "e um curso de Mar-e-ar".
19DEZ70 17,00 Horas. Chegada a Bissau do T/T Uíge que fundeou ao largo.21DEZ70 03,00 Horas Transbordo do Uíge para a LDG " Bolama" que rumou para o CIM acostando ao cais de Bolama por volta das das 15,00 Horas.Pés em terra. Primeiro choque. Que bafo quente!...... Esgotaram - se 
 rapidamente as novidades hídricas; Colas, Fantas e Seven up's, incluindo a cerveja,o leite achocolatado, a intragável água filtrada e tudo o que era líquido,mas missão é missão. -  Ia -se dar início à Instrução de Aperfeiçoamento Operacional. 20JAN 71 - Termina o I.A.O. com aproveitamento apreciável.24JAN 71 Partida para Bissau em LDG com transbordo, às 24,00 Horas,para outra LDG ao largo de Bissau.
25JAN71 - 04,00 horas - Continua a subida do rio Geba até Xime,onde desembarcamos pelas 12,00 horas. Com nuvens de poeira à mistura e desarmados!...organiza -se a coluna que nos há -de levar ao destino pré estabelecido; Banbadinca, Bafatá, com paragem rápida para o almoço, Nova Lamego, Dara, Bentém, e pelas 17,30 entramos em Piche "em glória".
Grandiosa e animada recepção aos recém chegados "Piriquitos", pelas CCS e CCAV 2749 do BCAV 2922. Pelos velhinhos da CCAÇ 2724, que radiosos de felicidade iam ser rendidos,e, como não podia deixar de ser, coadjuvados com uma excelente parada de guerreiros, ora vejam:12º PEL. ARTª / BAC7,- PEL. CANHÃO S/R 2126,- PEL. MORT. 2267,- PEL E REC. FOX 2640, e ainda, os " t'jubi manga d'ji ronco" Pelotões de Milícia 246 e 249. Estávamos prontos para a nossa missão; INTERVENÇÃO À ZONA LESTE , SOB O COMANDO E RESERVA DO CAOP 2 E DE REFORÇO AO SECTOR L4 
1ª Foto. Alf. C.Pinto a estibordo do Uíge, com um mar lindo a perder de vista.     
2ª foto. Alf. C.Pinto Junto á estatua de Ulisses Grant e da porta de armas do CIM Bolama.
3ª foto.  21 JAN71 Jogo de Futebol, fim do I.A.O.
CART 3332 v CART 3331. Ganhou a 3332,e a camaradagem!
Na foto a selecção dos melhores operacionais da bola  da Cart 3332 com a presença do Alf  Carneiro Pinto treinador e dois notáveis; Cap. Mexia Leitão Cart 3332 e Cap. Boléu Cart 3331.
4ª foto; vista parcial das instalações do aquartelamento de Piche.
5ª foto Vista aérea de Piche.Em Primeiro plano a povoação alojada no perímetro do dispositivo, algo camuflada em virtude dos telhados de capim (palha). As instalações militares do aquartelamento, branquejam ao fundo.

fotos; do espólio do Alf Carneiro Pinto / guião e tratamento: eduardotlopes                                                           
                                                                                                                                                                        

sexta-feira, 12 de março de 2010

2º ANIVERSÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DO MEMORIAL EM HOMENAGEM AOS CAMARADAS GONDOMARENSES MORTOS NA GUERRA EM ÁFRICA 1961 -1974


FÂNZERES - GONDOMAR 12.00 HORAS. Praceta Heróis do Ultramar. Sábado dia 06 de Março de 2010. A guarda de honra apresenta armas. Na imagem. Um ramo de flores deposto pelos Ex Combatentes, ilumina o memorial de granito preto com os nomes de 83 Combatentes do Concelho, que tombaram pela Pátria.
(Quase uma centena de Ex Combatentes amigos e familiares,com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e Junta de Freguesia da Vila de Fânzeres, "que se fizeram representar", haviam -se  concentrado às 10,30 horas junto da igreja de Fânzeres para a celebração da Eucaristia por intenção dos camaradas que tombaram em combate,
Mas, agora ali,naquele momento, ao som do clarim; corre pelo corpo e pela alma um leve arrepio de pesar, de saudade, mas também com o sentimento  do dever cumprido, e de ter honrado, aqueles que tombaram, sabe - se lá, se, na nossa vez.
A partir de agora o dia 1 de MARÇO é considerado O DIA DOS COMBATENTES DE GONDOMAR 
Um BEM HAJA, 
AOS QUE NÃO ESQUECEM!



 Comissão eventual:
Mário Guimarães – Fânzeres – ex-combatente em Moçambique
António Pinto – Fânzeres - ex-combatente em Moçambique
Adelino Miranda – Jovim - ex-combatente em Moçambique
António Silva – Jovim - ex-combatente em Moçambique
Manuel Almeida – S. Pedro da Cova - ex-combatente em Moçambique


terça-feira, 9 de março de 2010

AS MELHORES SAUDAÇÕES A TODOS OS VISITANTES

"A GUERRA NUNCA ACABA PARA QUEM SE BATEU EM COMBATE."
Vai servir para anunciar todas actividades que se relacionam com A Guerra Colonial
- RELATOS DO PASSADO - NOTÍCIAS DO PRESENTE - EVENTOS DO FUTURO -
Adicionando à noticia, uma imagem. Queremos que o espaço criado, seja de todos os, que no seu intimo, continuam a ter a guerra nas     suas almas, e nos seus corações, porque:
"A GUERRA NUNCA ACABA PARA QUEM SE BATEU EM COMBATE"            
  foto e texto de eduardotlopes