domingo, 25 de abril de 2010

36 ANOS DE 25 ABRIL E OS COMBATENTES

25 DE ABRIL DE 2010  


Hoje, passados que são 36 anos da revolução dos cravos.Queremos lamentar o desprezo de que foram, e continuam a ser alvo, todos os ex - combatentes que cumprindo com o dever superiormente designado generosa e convictamente defenderam os ideais da Pátria. Queremos  "Honrar" todos aqueles que tombaram nas ex-colónias, Moçambique, Angola e Guiné, destacando  todos os Soldados e Milícias africanos que sob a bandeira nacional lutaram ao nosso lado e que, após a independência foram cobarde e barbaramente aniquilados, só porque, estavam do lado errado. E uma referência ainda, ao General António de Spínola; autor do livro Portugal e o Futuro, alavanca do 25 de Abril e "velho soldado"  de muitas guerras. Na Guiné fez nos acreditar numa "Guiné Melhor", e de facto, até hoje, 25 de Abril de 2010, o melhor período daquela nação a todos os títulos, passou -se de 1968 a 1973, (apesar de estar em guerra).
O 25 de Abril de 1974 não foi bom para todos. 
Um 25 de Abril feliz e cheio de esperança de melhores dias para o "povo"  ex -combatente.
NOTAS:
1ª Foto. Arquivo do BlogueSpínola e o Tenente, e mais tarde Capitão, da 1ª Comp. dos comandos Africanos. Zacarias Zaeigh. Fuzilado pelo PAIGC após a Independência.
2ª foto. Arquivo do Blogue -António Sebastião Ribeiro de Spínola nasceu em Estremoz a 11 de Abril de 1910. Faleceu em Lisboa a 13 de Agosto de 1996,( mas continua "vivo na nossa estima". )
3ª Foto. Carneiro Pinto (Alf) Cart 3332 4º grupo de combate da CART3332 com reforço de um pelotão de bravos Milícias, algures no leste da Guiné,  70/72, em missão de segurança e intervenção na picada Piche  Buruntuma.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 DE ABRIL DE 2010

Dia mundial do Livro instituído pela Unesco. "Porque, nesta data faz  anos que  morreram; Cervantes, Josep Pla e William Shakespeare". E, é dentro deste espírito, que hoje te apresentamos 3 livros "do Blogue" com imagens de capa e contra capa. Três boas sugestões de leitura, "para quem se bateu em combate" e nem só.
 Esperamos que as imagens das capas apresentadas, e os textos na margem direita do Blogue na rubrica "OS LIVROS DA NOSSA VIDA", que podes consultar, te possam inspirar para estes relatos  de camaradas que como  nós, viveram a guerra bem por dentro. Boas Leituras.
Clica duas vezes sobre as imagens para ver e leres melhor.

terça-feira, 20 de abril de 2010

" RECORDAR OS VALENTES"

É inadmissível ver o menosprezo a que estão destinados alguns dos ex-combatentes do Ultramar e suas famílias.
Muitos habitam nas ruas e suportam as dificuldade sociais e profundas como o alcoolismo e a toxicodependência associadas a perturbações emotivas onde as agressões psicológicas antigas estão bem na memória.Causa horror em imaginar a possibilidade, ser uma pessoa da nossa família a tomar parte" neste desempenho específico" colonialista, que embora, de não nos dizer respeito, vimos as nossas vidas suspendidas sem o devido reconhecimento por parte do nosso País que nos mandou para a guerra.. Por uma causa de honra, não somos vulgares restos.O Estado tem obrigação dar maior auxilio social, como efectuar o transporte dos restos mortais dos outros combatentes.
Os sucessores políticos, que renunciaram a obrigação de dignificar, com a honra que nos era exigida, não só o nome dos que caíram em combate, mas também os que serviram, na execução do dever, fossem qual fosse a exactidão da guerra que não causamos e onde fomos lançados.
Não podemos esquecer que os mesmos políticos, se demitiram da responsabilidade de nos honrar,deixaram intencionalmente, milhares de soldados africanos que combateram sob a nossa bandeira, unidos na mesma luta, à matança rancorosa dos seus carrascos, infelizmente veio a verificar logo a seguir às autonomias.
Lisboa 19/04/ 2010 Autoria:José Roda Ex Furriel Mil. CART 3332 GUINÉ 1970 - 72 
 Fotos; edtlopes e espólio de Carneiro Pinto

quinta-feira, 15 de abril de 2010

R I 13 VILA REAL - 15 DE ABRIL 2010

 CERIMÓNIA MILITAR COMEMORATIVA DO DIA DOS INFANTES DO MARÃO
"Palpita um peito d'aço Em cada farda, Do 13 nem um passo P'ra retaguarda"
 "ALEO" Voltamos ao R I 13 passados 40 Anos para assistirmos, partilhando com os camaradas presentes o regozijo e orgulho de se  sentir "Infante do "13"
O aquartelamento ainda guarda as características físicas do passado,de, quando instruía combatentes para a guerra do ultramar. Hoje, é uma unidade vocacionada para missões de paz  nos mais diversos teatros de conflitualidade no mundo
Viatura Blindada de Rodas « PANDUR II 8X8 » 
No início era o Convento de São  Francisco. Em 1952 deixava o mesmo convento, (depois de entre 1927 a 1931 ter estado sediado no Funchal), e ocupava o moderno Quartel da Borralha.
O perfil do elegante RI 13
Pormenor da fachada de casena
Fornada de 27 de Abril de 1970 - Recruta.  1º Pelotão da 2ª Companhia de instrução. Tudo em pose, para a posteridade. Saída para o mato, os primeiros ensinamentos aos "Infantes"da vida militar. Da guerra.
Texto e fotos de edutlopes