sábado, 25 de setembro de 2010

MOÇAMBIQUE - FRELIMO - 46º ANIVERSÁRIO DO INICIO DA GUERRA

25 de Setembro de 1964 a FRELIMO através do seu Comité Central,onde se destacavam Eduardo Mondlane e Marcelino dos Santos.  incita à insurreição geral. Começa a Guerra Colonial naquela "Província Ultramarina".
 Durante 10 anos vai obrigar o estado Português, depois de Angola e Guiné  e de permeio a perda da Índia, a um esforço gigantesco para rechaçar mais esta ofensiva . 

Os "meninos homens da Metrópole tinham mais uma tarefa adicional, e é vê - los a encher barcos e mais barcos fardados de heróis a caminho do  Índico para defender a politica dos governantes da altura. Deram o melhor que podiam oferecer. Voluntariedade ( mesmo que, obrigados), generosidade, abnegação, e sentido do dever.

Os governantes ainda não se convenceram desta realidade. 
A TODOS OS QUE BELIGERARAM, TANTO DAS NOSSAS TROPAS, COMO DA FRELIMO. "A GUERRA NUNCA ACABA PARA QUEM SE BATEU EM COMBATE". SAÚDA - OS, E LEMBRA TODOS OS QUE TOMBARAM NO CUMPRIMENTO DO DEVER SUPERIORMEMTE DESIGNADO.
Postais, panfletos e foto: do espólio do Fur. Mil. Orlando Garcia Rodrigues. CCAÇ 3569 - Tete,Baué,Nazareno,Casula,Chimanbo e Ponte do Rio Révubué
FUR MIL. ORLANDO GARCIA EM TETE - CASULA - 15 -05-73

Sem comentários: