sábado, 25 de setembro de 2010
MOÇAMBIQUE - FRELIMO - 46º ANIVERSÁRIO DO INICIO DA GUERRA
A 25 de Setembro de 1964 a FRELIMO através do seu Comité Central,onde se destacavam Eduardo Mondlane e Marcelino dos Santos. incita à insurreição geral. Começa a Guerra Colonial naquela "Província Ultramarina".
Durante 10 anos vai obrigar o estado Português, depois de Angola e Guiné e de permeio a perda da Índia, a um esforço gigantesco para rechaçar mais esta ofensiva .
Os "meninos homens da Metrópole tinham mais uma tarefa adicional, e é vê - los a encher barcos e mais barcos fardados de heróis a caminho do Índico para defender a politica dos governantes da altura. Deram o melhor que podiam oferecer. Voluntariedade ( mesmo que, obrigados), generosidade, abnegação, e sentido do dever.
Os governantes ainda não se convenceram desta realidade.
A TODOS OS QUE BELIGERARAM, TANTO DAS NOSSAS TROPAS, COMO DA FRELIMO. "A GUERRA NUNCA ACABA PARA QUEM SE BATEU EM COMBATE". SAÚDA - OS, E LEMBRA TODOS OS QUE TOMBARAM NO CUMPRIMENTO DO DEVER SUPERIORMEMTE DESIGNADO.
Postais, panfletos e foto: do espólio do Fur. Mil. Orlando Garcia Rodrigues. CCAÇ 3569 - Tete,Baué,Nazareno,Casula,Chimanbo e Ponte do Rio Révubué
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário