terça-feira, 1 de janeiro de 2013

GUINÉ PORTUGUESA - BISSAU 1971


"FÉ NOS DESTINOS DESTA SAGRADA PARCELA DA NAÇÃO PORTUGUESA" Governador e Cmdt Chefe das Forças Armadas da Guiné Portuguesa  General António de Spínola

Mensagem de Ano Novo em 1 de Janeiro de 1971

Ao iniciar-se este novo ano, as minhas primeiras palavras são de revigorada fé nos destinos desta sagrada parcela da Nação Portuguesa.
O ideal de uma «Guiné Melhor». que preside à acção politico-social de Governo, transforma-se progressivamente numa realidade. E os inequívocos testemunhos a que temos vindo a assistir revelam bem a total adesão do bom Povo da Guiné à causa da liberdade,da paz e do progresso representada pela nossa política de promoção e de justiça social. Encontramo-nos, portanto, no caminho certo. A valorização e dignificação do povo guineense e a construção do seu progresso e bem-estar social continuarão a ser as coordenadas da política do Governo no ano que hoje começa.
Porque preservamos, acima de tudo, a liberdade das gentes que aqui vivem e trabalham, também não conhecerá tréguas a nossa luta contra os que, obstinada e criminosamente, persistam em espalhar a desolação e morte entre um povo que apenas pretende viver livremente e em paz. Esta nossa intransigente determinação não nos impede, porém, de receber fraternalmente todos aqueles que, arrebatados ao seio das suas famílias por falsas promessas,desejem abandonar o caminho da guerra. 
Prosseguiremos assim, neste novo ano, na firme defesa da liberdade e da paz do nosso Povo, e, simultaneamente, nas tarefas de fomento do progresso, que cada vez mais exigem a participação e o esforço de todos. Para tanto, impõe-se que o Povo da Guiné continue determinadamente na construção do seu futuro, uma vez que terá de ser o Povo, com a sua vontade e com o seu esforço, o principal obreiro do seu próprio bem-estar.
Continuaremos também a pautar a nossa linha de conduta à luz da feição caracterizadamente africana e multicultural da Nação Portuguesa, que assume a sua mais eloquente expressão na aglutinação de grupos humanos culturalmente heterogéneos, em plena igualdade de responsabilidades  de direitos e deveres. E na esperança da  instauração de uma nova ordem de paz no continente africano, manteremos o desejo de estreitar as relações de amizade e de franca colaboração com os restantes povos, sobretudo com os nossos vizinhos.
Nesta perspectiva, fieis aos princípios essencialmente humanos da nossa politica e reiterando a nossa fé no futuro da Guiné Portuguesa, certos da razão que nos assiste e confortados com a total, adesão do povo Guineense  continuaremos decididamente a lutar por uma «Guine Melhor». na firme convicção de marchamos na vanguarda da revolução social que conduzirá a África ao encontro consigo mesma.
Mensagem do Governador e Comandante  Chefe das Forças Armadas da Guiné Portuguesa.
Na  imagem, no Cumeré, exortando as tropas recém chegadas ao cumprimento do dever
   

Sem comentários: