segunda-feira, 4 de março de 2013

OS LIVROS DAS NOSSAS GUERRAS

       GUERRA COLONIAL
                   Um repórter em Angola

Este livro, com as magníficas fotografias de Fernando Farinha e os textos de algumas reportagens da Guerra Colonial em Angola, que as acompanharam, é um testemunho vivo e vivido dos últimos momentos da fantástica aventura planetária de um pequeno povo ao longo de 500 anos. Já seria importante poder guardar essa memória. mas, em nossa opinião, ele é, alem disso e acima de tudo, um objecto raro. Um objecto tão raro e emocionante como um álbum de família onde nos revemos para o bem e para o mal, pois aqui estamos dentro da nossa História, ao lado dos que lutaram nas matas dos Dembos e nas chanas do Leste,dos que se defenderam em Mucaba, dos que içaram as bandeiras em Nambuangongo e na Pedra Verde, dos que construíram pontes e venceram rios, dos que seguiram pistas a pé e a cavalo, dos que morreram e dos que transportaram os seus companheiros feridos. Estamos de um lado da História, é certo, do lado dos que chamavam «turras» aos seus adversários, mas entrevemos também os guerrilheiros que foram presos e mortos, os dramas dos homens, mulheres e crianças apanhados nas teias de um conflito, acompanhamos os que leram as reportagens nos jornais e as revistas onde Fernando Farinha escreveu e publicou as imagens retiradas a quente dos palcos onde a acção se desenrolava e através delas formaram opiniões, reforçaram convicções, tomaram partido, conheceram mais uma realidade que, por fim, os iria ultrapassar.
Como ao folhear recordações de algo que nos é muito próximo e querido, nenhuma das páginas deste livro nos deixa indiferentes. Ele reconduz-nos a um lugar e a um tempo carregado de emoções radicais, de feridas abertas que ainda sangram , porque não se curam amores profundos sem o tributo do sangue da dor, A África foi o sonho, talvez o último grande sonho, de gerações de Portugueses que, depois de terem percorrido os cinco continentes, para lá dirigiram as esperanças de uma vida melhor, de uma pátria melhor e por elas se sacrificaram, alguns até ao limite da vida.
O último capítulo da aventura de quase 500 anos que trouxe a Portugal à sua base de partida começou a ser escrito em Angola há mais de 40 anos, mas todo o século XX foi o século da África para Portugal. Foi principalmente pela África que o regime republicano de implantou e foi pela África que participamos na primeira Guerra Mundial. Foi ao redor da África que se reuniram consensos nacionais e se abriram grandes clivagens políticas. Foi da África que veio o último sopro de vida ao regime de Salazar, mas foi também lá que se formou a consciência do capitães, que o viriam a derrubar.
Seja o que for que cada um pense sobre o passado das relações de Portugal com África, este livro faz parte das relações de Portugal com África, este livro faz parte da inalienável e comum herança de portugueses e africanos, pois contém uma parte da África que existe em todos nós
Prefácio do livro:
"GUERRA COLONIAL Um repórter em Angola"
DE: CARLOS DE MATOS GOMES E FERNANDO FARINHA
2ª Edição - Novembro de 2001
Direitos reservados
EDITORIAL NOTÍCIAS
- Índice de Capítulos
1 - Fernando Farinha - Um repórter de Guerra
2 - Os ventos da História
3 - A verdade do repórter
4 - O início da guerra
5 - A reocupação
6 - O Leste
7 - As forças portuguesas
8 - Lutar, convencer e desenvolver: uma luta contra o tempo
9 - Homenagem aos repórteres de guerra
- 152 Páginas profusamente ilustradas e superiormente comentadas por Fernando Farinha
Jornalista no Comércio de Luanda, Revista Notícia. São dele as imagens mais emblemáticas da primeiros dias da guerra em Angola.


Sem comentários: